Por Que meu Cabelo está Caindo?

Queda de cabelo em homens e mulheres

Você já teve ou tem queda de cabelo? Esse é um problema que afeta a vaidade de homens e mulheres. Para eles há o medo da calvície, e para elas a necessidade de cuidados com a moldura do rosto.

A queda disfuncional dos cabelos pode ser causada por doenças como anemia, as da tireoide, distúrbios nutricionais, e também pode ser consequência de infecções com febre alta, além de poder surgir após tratamentos hormonais, cirurgias (principalmente a bariátrica, que provoca importante alteração metabólica) e partos.

Existem várias causas para a queda de cabelo, uma das mais comuns é o eflúvio telógeno, que é a mais frequente na mulher, e pode ser tanto aguda quanto crônica. Os motivos dela são vários, desde deficiência de vitamina, estresse, anemia, alterações hormonais, uso de hormônios masculinos, e realização de alguns tratamentos químicos capilares (apesar de que estes provocam mais danos aos fios).

Em 70% dos casos de eflúvio telógeno o médico consegue identificar a causa dele, os 30% restantes ficam sem diagnóstico. Para diagnosticar é necessário anamnese do paciente, realizar exames, por exemplo, de sangue, para rastrear anemia e alterações hormonais, analisar o histórico alimentar e de doenças do paciente.

Principais causas e tratamentos da queda de cabelo nos homens

A principal é a alopecia androgenética (calvície), porém, em torno de 40% das mulheres também a tem.

Fique ligado: leia o texto a seguir para saber se alopecia tem cura.

meu-cabelo-esta-caindo-por-que

Identificando o problema mais cedo, ele é tratado mais facilmente. A calvície é determinada geneticamente, o indivíduo nasce predisposto a tê-la. O cabelo vai ficando mais ralo e mais fino. Ela pode iniciar no homem por volta dos 18 a 20 anos, e a partir daí evoluir, e geralmente só é percebida por volta dos 30 a 40 anos, quando as entradas do couro cabeludo e a coroa capilar já estão bastante rarefeitas.

O tratamento clínico deve ser precoce para estabilizar a doença. O microagulhamento é muito utilizado tanto para homens quanto para mulheres, e é eficiente principalmente contra a calvície, porém, se realizado isoladamente ele tem menor eficácia, mas pode ser associado a outros tratamentos, como o drug delivery, em que se adiciona medicamentos depois que os poros do couro cabeludo estejam mais abertos, para que assim haja maior penetração dos ativos.

A calvície não tem cura, mas tem controle, pode-se retardar a progressão dela, e aumentar o número de fios – a depender do grau dela consegue-se aumentar muito a densidade capilar do paciente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*