O Reino da Cerveja

Uma pesquisa do IBOPE apontou que a cerveja é a bebida brasileira preferida para comemorações. 67% dos entrevistados que acham que cerveja combina com comemorações, pertencem das classes A e B. E a liderança entre os consumidores de cerveja é masculina, sendo que 67% dos homens apontam a cerveja como a melhor bebida para festejar.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo em bilhões de litros por ano, com mais de 13,3 bilhões de litros produzidos anualmente, ficando apenas atrás dos Estados Unidos (22,5 bilhões de litros ao ano) e da China (48,9 bilhões de litros ao ano).

A média de consumo anual de cerveja por adulto no Brasil é de 65 litros. Em 2013, o Sudeste e o Nordeste lideraram as cinco regiões do país em consumo de cerveja, com o Sudeste em primeiro lugar com 54, 5% do consumo total de cerveja, em seguida, o Nordeste com 23,3%. Juntas, essas duas regiões totalizaram o percentual de 77,8% do consumo de cerveja no Brasil. Depois, aparecem o Sul (10,5%), Centro-Oeste (9%) e Norte (2,7%).

As 4 maiores empresas fabricantes de cerveja no Brasil detêm 98% do Market Share, que corresponde a cota de mercado, ou seja, a fatia de mercado que cabe a uma organização. São elas:

  • Ambeve (67%);
  • Petrópolis (12%);
  • Brasil Kirin (10%);
  • Heineken (9%).

As restantes empresas têm somente 2%.