Colesterol Alto

sardinha

Colesterol alto

Atualmente, 77 milhões de brasileiros sofrem com o colesterol alto, que causa a morte de 320 mil pessoas por ano, 32% de todos os óbitos registrados no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O colesterol alto faz com que a gordura ingerida em alguns alimentos fique depositada nas paredes dos vasos sanguíneos. Com o tempo, poderá ocorrer diminuição do fluxo de sangue no cérebro, coração e rins. Além disso, essas pequenas placas podem se soltar, causando uma trombose e até mesmo o acidente vascular cerebral, o chamado AVC.

Sardinha

A sardinha é um dos alimentos receitados por médicos para pacientes que sofram com o colesterol alto.

Benefícios

Trata-se de um alimento rico em omega 3, e pode diminuir em até 40% o risco de problemas de coração, além de reduzir o colesterol, prevenir doenças pulmonares e até aumentar a atividade cerebral.

Há relatos de pacientes que descobriram que estavam com colesterol alto através de um exame de rotina, e cuja recomendação médica foi de que passassem a ingerir mais sardinha. Assim, esse alimento tornou-se parte de seu cardápio, sendo ingerido pelo menos de 2 a 3 vezes por semana.

Depois de incorporar a sardinha à alimentação, os pacientes já relatam diferenças, até mesmo com melhorias no aspecto de pele, cabelo e funcionamento do intestino.

Leia o artigo seguir para conhecer mais alguns superalimentos: http://kimera.net.br/frutas-que-emagrecem/

Regras de consumo

A primeira regra para o uso da sardinha nas refeições é que ela deve estar sempre fresca, uma vez que todo alimento, quando processado, perde nutrientes. A sardinha em lata fornece uma quantidade maior de cálcio porque também contém a espinha do peixe, o que o transforma em uma opção muito indicada para pessoas que sofrem de osteoporose.

Para identificar se um peixe está fresco no momento da compra, deve-se ver se seu olho está brilhando e se suas guelras estão sempre vermelhas. De todos os peixes que possuem omega 3, a sardinha é o mais barato, atualmente seu quilo custa no máximo seis reais, o que torna seu custo benefício bastante positivo.

Modo de preparo

Uma forma simples e rápida de se preparar o alimento é utilizar um 1 quilo de sardinha, pão ralado, tomate, azeite e então assar todos esses ingredientes por vinte minutos. Além disso, a sardinha fresca poderá ser consumida após ser cozinhada na panela de pressão, e dessa forma seu espinho também será mantido.

Também é possível fazer a ingestão de sardinha através de uma sopa que leva todas as partes do peixe, fazendo com que a compra do alimento realmente valha a pena, uma vez que nenhuma parte da sardinha é descartada. Esse tipo de sopa é uma especialidade japonesa que foi adaptada para os brasileiros.

Créditos: Kimera termogenico